quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Guia para ser Feliz

Como a maioria das pessoas dei por mim a pensar no ano que passou e apercebi-me que não sou mais a mesma. Muita coisa mudou e eu mudei com essas coisas.  
As 25 primaveras trouxeram-me uma dose extra de maturidade que até à data não tinha aceite. Fugi dela enquanto pude, pois sabia que iria matar o pouco, e escondido, mundo dos sonhos que a criança “grande” não queria largar.
A menina sorridente que todos os encontrões não derrubavam (e que como por magia os esquecia) mudou. Passei a levar a vida mais a sério. E quando levamos as pessoas mais a sério, desiludimo-nos mais e magoamo-nos mais ainda.
Simples opiniões que ignorava já não o consigo fazer, agora penso e repenso o motivo daquela cruel e ingrata forma de pensar. Sei que tenho que as ignorar, filtra-las, pois não podem condicionar a minha vida mas são tidas em conta, com peso e medida. Deixei de desculpar as atitudes com falsas brincadeiras ou personalidades muito vincadas.    
Esta “nova maturidade” não admite, aos que ainda me vêm como criança que o continuem a fazer. Dei dois passos atrás, estrategicamente pensados, em relação a quem pensa que esta menina ainda não é uma mulher.
Não gosto, nem desgosto desta mudança. Mudar faz bem, seja para melhor ou pior, pelo menos mostra que estamos vivos. Talvez preferisse a menina sardenta que qual fosse a palavra mais dura ria, chorava mas passava. Agora fica guardado nas gavetas deste coração, catalogado para próximas leituras.  
Possivelmente é a isto que chamam aprender com a vida e com as atitudes dos outros, por isso guardamos no diário da nossa alma truques para sobreviver no dia-a-dia. O chamado “guia para ser feliz” ou “os 10 mandamentos da vida” que à nossa maneira, cheio de rabiscos e corrector, diz-nos a quem temos de subir altos murros de arame farpado ou abrir as portas e as janelas escancaradamente.
Na minha fortaleza poucos são os que moram e muitos já foram desalojados. Quem lá vive são réis e rainhas de máxima importância. 

  
 


Zara in Blue




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...